As linhas de moagem, lavagem e descontaminação de PET começaram a ser comercializadas no Brasil em meados de 1995, mas o grande "boom" deste mercado começou a ocorrer em meados de 1999, época em que aumentou em muito o número de linhas de lavagem e descontaminação de PET.
Como qualquer material, as condições de obtenção do material que se pretende moer e lavar, influência muito na qualidade final do produto.Existem também as chamadas "reverse vending machines", que são máquinas onde pode-se depositar as garrafas PET vazias trocando-as por cupons que dão direito a um determinado valor.
As RVM's são consideradas uma grande promessa no mercado de coleta de materiais pois podem ser colocadas em postos de gasolina, supermercados, shopping center's, etc. O grande problema da reciclagem do PET ainda reside na coleta incipiente do material.Segundo a ABEPET - Associação Brasileira dos Fabricantes de Embalagem de PET, que congrega também os recicladores, a reciclagem tem alcançado índices muito satisfatórios dada as dificuldades apresentadas.
A forma que o Pet chegava era prensado demandando muito mais tempo e espaço para ser armazenado, com o processo de moagem e descontaminação não encontram-se esse tipo de dificuldade, pois os fardos que chegam vão direto para esteira para então se iniciar todo o processamento.

1-O PET chega em fardos que são desfeitos e depositados na esteira de entrada
2-Passa por uma peneira rotativa, normalmente com utilização de água. (separa pedras e outras sujeiras menores)
3-Passa por uma esteira de separação, onde é feita uma inspeção visual.
4-Em seguida é feita a primeira moagem no material de onde é extraído, para em seguida passar aos tanques..
5-Nos tanques separam-se os rótulos e tampas; e o material passa por uma descontaminação.
6-É feita uma segunda moagem passando o material por um lavador e secador, em seguida passando para o silo de onde é retirado em "big-bags", estando pronto para ser granulado ou enviado para outras indústrias.
O preço das linhas de lavagem e moagem de PET varia de fabricante para fabricante principalmente em função do processo adotado por cada um.
O PET já é considerado um "commodity" sendo principais fatores de competitividade, produtividade e preço.Sendo assim procure investir em equipamentos que tenham o máximo de automatização propiciandoa maior produção possível.
A maioria das linhas está projetada para capacidades entre 500 e 600 kg por hora, que definem uma produção média de aproximadamente 100 toneladas/mês de material.
Sendo assim o que você precisa talvez não seja um novo serviço, mas tornar o serviço existente mais valorizado!!!"Innovation" (inovação) é a palavra do momento.